sexta-feira, 26 de maio de 2017

Festa marca abertura dos Jogos Abertos do Pará em Portel

O município de Portel, no arquipélago do Marajó, fez uma grande festa para receber os 300 participantes da Regional Marajó I da 10ª edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa). A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta quarta-feira, 24, no ginásio municipal, e contou com o desfile das delegações, juramento, acendimento da pira olímpica e homenagem.
A regional Marajó I conta com a participação das cidades de Anajás, Breves, Gurupá, Melgaço e a sede, Portel. A secretária de estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, acredita que o grande atrativo do evento é poder realizar ações em todas as regiões do estado.
- Nós somos o sétimo estado em que mais se pratica atividade esportiva e estamos atuando de forma a chegar nas 144 cidades para fomentar o esporte, em qualquer modalidade, em todas as regiões do Pará.
Os campeões de cada uma das seis modalidades se classificam automaticamente à fase final do Joapa. Os Jogos Abertos do Pará têm a finalidade de integrar o Estado por meio do esporte, além de agregar valores culturais e socioeconômicos. Para o prefeito de Portel, Manoel Santos, o Joapa funciona como revelador de talentos.
- Os Jogos abertos influenciam os nossos jovens e possibilitam a revelação de vários atletas. Então, ter toda esta equipe técnica aqui no município é de extrema importância.
Os atletas poderão competir em cinco modalidades de esporte coletivo: vôlei, basquete, handebol, futsal e futebol de areia, além do tênis de mesa, única modalidade individual. Fladimir Santos, 39, mais conhecido como Nay, participa do Joapa há oito anos e foi campeão nas sete vezes em que competiu.
- Já participei de vários campeonatos e competições, mas o Joapa nos proporciona um momento de integração entre os municípios da nossa região. Aqui vários atletas já foram descobertos, inclusive abriu as portas para o meu crescimento no esporte - afirmou o atleta.
Na tarde desta quarta-feira, 24, os chefes de delegações dos municípios confirmaram a inscrição durante o congresso técnico, onde puderam tirar dúvidas sobre as regras e horário de competição. A maior delegação é da cidade anfitriã, com 94 participantes, seguida de Breves, com 85. As competições começam a partir desta quinta-feira, 25, e seguem até domingo, 28.
Para o chefe da delegação de Portel, Myki David, receber esta regional é mais uma forma de fomento ao esporte.
- Nosso município é bem distante da capital e poder ser sede do Joapa traz a oportunidade para os atletas da região e para a cidade a troca de conhecimento. Nossa equipe se preparou bastante para esses Jogos - finalizou.

Fonte: SEEL/PA