sexta-feira, 26 de maio de 2017

Bom público e árbitro Fifa marcam primeiro dia dos Jogos Abertos do Pará

O primeiro dia de competições dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), em Portel, contou com partidas de basquete, futsal, handebol, vôlei e futebol de areia. O público pode acompanhar bons jogos entre os municípios envolvidos, provando que o Joapa é importante para a valorização do esporte paraense. A competição será realizada até sábado.
- Eu gosto muito de esporte, principalmente de futebol. Tento ao máximo conciliar a minha rotina de trabalho e familiar com o esporte. O futsal me ensinou a pensar mais no coletivo, pensar em equipe mesmo. O esporte me trouxe o valor de respeito e socialização – disse Samara Almeida, que defende a seleção de futsal de Breves.
Na modalidade da Samara, que conta com quatro seleções, quem se destacou foi Portel ao vencer Anajás por 5 a 1, mas a seleção brevense fez 4 a 1 em Gurupá. Já no futsal masculino, que é disputado por cinco seleções, Portel saiu na frente por uma vaga na final, marcada para sábado, após vencer Breves por 4 a 3 e golear Anajás por 7 a 2. Partidas que estão sendo especiais para Lucivan Medeiros, 28 anos, que trabalha como serviços gerais no Ginásio Municipal e defende Portel pela quarta vez no Joapa.
- Quando surgiu a oportunidade de trabalhar no ginásio em que eu pratico atividade física foi uma grande satisfação. Consegui juntar meu trabalho e o esporte de uma forma única. É uma honra poder cuidar do nosso patrimônio – disse.
Em um dos principais jogos do dia, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Nicias Ribeiro, pelo basquete masculino, a seleção anfitriã encarou a de Breves, vencendo por 38 a 31 para alegria Andiara Oliveira, que estava na arquibancada torcendo por Portel, que pode se tornar campeã nesta sexta-feira, caso vença novamente Breves.
- Eu acho muito importante que a nossa escola receba essas competições, mesmo que a gente não esteja jogando, mas isso nos influencia também. É muito melhor ver os jovens aqui do que na rua - disse a aluna do segundo ano e também jogadora de futsal.
Na Arena Vivência, local das partidas de futebol de areia, que conta com quatro equipes, a única partida foi a vitória de Portel por 2 a 1 contra Melgaço, enquanto Breves venceu Gurupá por W.O. Durante o jogo, um atleta precisou de atendimento médico, após se chocar com um adversário. A equipe médica fez o atendimento imediato e o encaminhou ao hospital municipal. O atleta passa bem.
Árbitro Fifa é atração em Portel
Um das atrações dos Jogos Abertos deste ano é a realização do curso de atualização de regras de futebol de campo, ofertado aos técnicos e dirigentes esportivos dos municípios participantes. O curso foi ministrado pelo árbitro paraense da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Dewson Freitas, um dos dez árbitros internacionais do Brasil.
- É muito importante esse intercâmbio dentro do nosso estado. Este curso funciona também como uma forma de revelação de novos talentos, temos vários municípios aqui representados e vamos seguir por outras cidades para incentivar o esporte.
Onze dirigentes esportivos participaram do curso, que contou com uma etapa teórica e outra prática no estádio da cidade.
- Como atleta e agora como técnico, acredito que o curso vai me possibilitar fomentar o esporte no meu município. Além da ajuda no lado profissional, o curso vai ser uma grande diferenciação no mercado – afirmou Carlos Henrique, um dos cinco inscritos da cidade de Breves.
Confira os resultados dos jogos
Basquete masculino
Portel 31 x Breves 38
Vôlei masculino
Melgaço 0 x 2 Portel
Breves 0 x 2 Portel
Handebol masculino
Portel 11 x 15 Breves
Anajás 12 x 27 Melgaço
Futebol de areia masculino
Melgaço 1 x 2 Portel
Gurupá O x W Breves
Futsal feminino
Gurupá 1 x 4 Breves
Portel 5 x 1 Anajás
Gurupá 1 x 5 Anajás
Futsal masculino
Breves 3 x 4 Portel
Anajás 2 x 3 Gurupá
Breves 5 x 2 Anajás
Melgaço 4 x 1 Gurupá
Portel 7 x 2 Anajás

Fonte: SEEL/PA