quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Sisu, Prouni, Fies: veja datas de inscrições do 1º semestre de 2017

O Ministério da Educação divulgou, nesta quarta-feira (18), as datas dos programas de acesso ao ensino superior público e bolsas de estudo e financiamento do ensino superior particular para o primeiro semestre de 2017. Todos os programas usam a nota da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os estudantes.
Veja abaixo as datas e detalhes sobre eles, e saiba o que você pode fazer com a sua nota do Enem 2016:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de graduação em universidades federais e estaduais públicas.
Como funciona: Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção.
Inscrições: 24 a 27 de janeiro
Número de vagas: No primeiro semestre de 2017, serão 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Segundo o MEC, o aumento de vagas foi de 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de bolsas de estudo em cursos de graduação em universidades particulares.
Como funciona: Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção. As bolsas oferecidas podem ser parciais ou integrais.
Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro
Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC.

Financiamento Estudantil (Fies)
Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades particulares.
Como funciona: Os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes podem pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal.
Inscrições: 6 a 9 de fevereiro
Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC. O ministro da Educação, Mendonça Filho, porém, garantiu que o número de novos contratos do Fies no ano de 2017 deverá ser pelo menos o mesmo que em 2016.

Fonte: G1