quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Código para abrir links em outra janela/aba

Alguns recursos e códigos simples podem ser bem úteis e muitas vezes não sabemos como fazer. O uso de links, texto que ao ser clicado aponta para um endereço na internet, é indispensável para qualquer site ou blog, pois é assim que se navega. Normalmente esses links abrem sempre na mesma janela do navegador, mas é possível determinar que alguns links (os que você escolher) abram em outra janela/aba, especialmente quando você não quer que sua página seja fechada e o visitante continue no sue blog.


Você verá que é bem simples fazer com que os links abram em outra janela de navegador, bastando adicionar um pequeno comando ao trecho de código de criação dos links. Um link é formado pelo seguinte código HTML – com pequenas variações:

<a href=”http://www.ferramentasblog.com/”>Ferramentas Blog</a>

E o resultado será:

Onde o texto fica cercado pelo código e será a âncora do link. Se escrito dessa forma abrirá na mesma janela.
Assim, vamos direto ao ponto: para que esse código faça o link abrir em uma outra janela basta adicionar um pequeno trecho sempre que você achar conveniente. Ficando da seguinte forma:

<a href="http://www.ferramentasblog.com/" target="_blank">Ferramentas Blog</a> 

E o resultado visual é o mesmo, mas se você clicar nesse link agora, terá uma nova janela/aba sem fechar esse que você está lendo.

Note que tudo continuou igual no código, adicionando apenas o trecho “target="_blank"” que indica que essa parte abrirá em outra janela. Bem simples e objetivo, sem segredos e fácil de fazer.

Você pode digitar seu texto normalmente no painel do seu serviço de blog (seja o WordPress ou Blogger), adicionar os links desejados e, ao final vá ao modo HTML do editor de textos para adicionar o trecho aos links que desejar (não sabe como ir para o modo HTML? Leia: Entendendo o Editor de Posts padrão do Blog).

Obs.: esse código faz abrir o link em uma outra janela para o caso do Internet Explorer. Para quem usa outros navegadores, como o FireFox e o Chrome, será aberta uma outra aba.

Fonte: Ferramentas Blog